17.4.08

Atividade 1 - Projeto Folhas - Continuação

Penso que tudo o que é novo nos desafia.

No desenvolvimento do “Projeto Folhas”, após realizar estudo de campo, a proposta dos alunos foi organizar um banco de dados para comparações das plantas que habitavam cada um dos lugares contrastantes, registrando todos os dados significativos. Todos estes registros foram inseridos em tabelas, criadas no Excel.
A decisão dos alunos em medir as folhas (comprimento, quantidade de nervuras e ângulos), os levou a vários questionamentos.
No Paint, os alunos contornaram com o mouse a folha da planta na tela para posteriormente utilizar o desenho. Explorando o software, ousaram brincando com as cores e, descobriram o comando zoom, que serve de lupa, experimentando todas as transformações possíveis, as quais possibilitaram a percepção de que o desenho era constituído de vários pequenos quadrados e retângulos. Também, que ao realizar o desenho, aparecia no canto inferior direito da tela suas dimensões, facilitando assim, o cálculo total da área.

Percebi, na leitura deste projeto, que os dois recursos tecnológicos utilizados, somados aos outros recursos, contribuíram de forma significativa para a realização do trabalho.

Um comentário:

NTE Brusque disse...

Olá Tatiana!

Parabéns pela análise das atividades realizadas com o Paint e Excel.
Destacamos aqui que não precisamos de muitos recursos (softwares, internet...) no computador para estarmos utilizando esta tecnologia de forma significativa.

Grande Abraço...